Na hora de comprar um computador para jogar, o que é melhor: notebook ou desktop? A dúvida é pertinente e o TechTudo tenta ajudar o consumidor que está procurando o seu próximo aparelho para jogos. Confira abaixo a análise de alguns pontos fundamentais que devem ser levados em consideração na hora da compra.
Aprenda como atualizar o processador Intel do seu computador
Portabilidade – Laptop
Obviamente, os laptops têm muito mais condições de serem levados de um lugar para o outro do que os desktops. Esta é a grande vantagem deles em todos os comparativos – inclusive para jogos. Para quem viaja muito, ou quer levar os games para as casas dos amigos ou familiares, esta é a melhor opção.
Além disso, até mesmo para jogar dentro de casa, caso você não queira ficar fixo a um só ponto, o laptop é muito melhor. No verão brasileiro, por exemplo, muita gente tem só um cômodo com ar-condicionado e, jogar fora dele, caso o desktop esteja em outro, não deve ser muito agradável.
Desempenho – PC
Normalmente, os PCs têm um desempenho melhor do que os laptops. Eles duram mais tempo, têm capacidade para equipamentos de hardware maiores e mais potentes e não são tão difíceis de se personalizar. Qualquer pessoa pode, com conhecimento básico e algumas dicas, montar um computador bem potente, e ir atualizando-o aos poucos.
É possível comprar uma placa de vídeo boa, ir trocando com o passar do tempo, dar upgrade na memória RAM, etc. Nos laptops, isso é um pouco mais complicado. Logo, para quem busca desempenho e também performance a longo prazo, certamente são melhores os computadores tradicionais.
Tela – PC
É uma comparação até injusta. Obviamente, nos laptops você também pode conectar um monitor e jogar em uma telona. Porém, este não é o mais comum. O normal é usar só seu display, que nos modelos mais tradicionais não passa das 15.6 polegadas. Nos desktops, por outro lado, é possível usar telas de vários tamanhos.
Dúvidas sobre jogos em notebook? Então veja respostas no Fórum do TechTudo.
Em termos de qualidade, eles se equivalem, porque há muitos notebooks com telas com ótimas resoluções. Porém, é mais fácil encontrar um monitor grande Full HD e conectá-lo ao seu desktop. Para quem quer jogar com tela grande, como se fosse um videogame na TV, o PC tradicional é melhor.
Manutenção – PC
Conforme analisado no desempenho, o PC é muito mais fácil de se abrir e modificar. E, obviamente, isso também acontece na hora de fazer uma manutenção. Consertar uma peça, e até possivelmente substituí-la, é muito mais fácil (e barato) do que fazer isso no laptop. Sem falar que o tempo de vida útil do produto, normalmente, é maior.
Afinal, com o laptop há mais riscos do que com o desktop – se sair a todo o tempo com ele. É possível que você bata com ele em algum lugar, deixe cair, etc. Portanto, os desktops são opções mais seguras, e com hardware mais independente e amigável para se reparar.
Preços – Empate
Comprar um PC gamer top de linha e um notebook gamer top de linha pode acabar saindo o mesmo preço. Se você comparar apenas CPU e laptop, provavelmente o gabinete para PC sairá mais barato. Porém, levando-se em conta que é preciso comprar também a tela, além de alguns acessórios, isso pode acabar se equivalendo.
Dicas de Modelos
Para quem desejar um notebook, estes modelos da Gigabyte e o ultrafino da HP são top de linha, assim como o gigante GT80 Titan, da MSI, com tela de 18 polegadas. Para os fãs de computadores, a Alienware, famosa por voltar seus esforços aos gamers, lançou recentemente um PC com cara de console.
Mais do que modelos e marcas, o importante é ter boas configurações: placa de vídeo dedicada é fundamental, como essas, com pelo menos 2 GB de memória somente para ela rodar os gráficos, além de um processador Core i5 ou i7 e pelo menos 6 GB de RAM. Bastante espaço no HD também é recomendável.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Rainbow Six: veja estatísticas e tabelas do 1º turno do Brasileirão
- Android TV não reconhece o controle remoto? Saiba como resolver
- WhatsApp Beta ganha tradução e formatação fácil de texto; veja como usar
- Sony X1000V ou TomTom Bandit: descubra qual câmera de ação 4K é melhor
- FISL 17 já tem data marcada; veja o resumo do que rolou na 16ª edição
- Aplicativo para fazer topo de bolo: como montar topper personalizado
- Ar condicionado portátil funciona com água e gasta menos energia
- Google em números: veja curiosidades sobre os 20 anos da empresa
- C.O.P.A. Free Fire: Vivo Keyd vence três e assume liderança da tabela
- Aprenda como usar o Globo Play no Android TV
- Aplicativos universais do Office s?o lan?ados para o Windows 10 Preview
- Counter Strike, DotA 2: lista traz melhores jogos do Steam para Linux
- Música para relaxar: site oferece sons e histórias que acalmam; saiba usar
- Trocar a antena do roteador pode ajudar a 'turbinar' seu Wi-Fi; entenda
- Como encontrar os melhores filmes e séries da Netflix com o FlickMetrix
- Mortal Kombat 11: veja tier list com personagens mais fortes do meta
- Instagram Direct será refeito para se juntar ao Messenger, diz Bloomberg
- Clash Royale: finalistas do Crown Championship dão dicas para jogar
- Google Clips: nova câmera usa IA para tirar fotos automaticamente
- Como usar a nova função para postar GIFs com som do Imgur