Uma notícia no início deste ano surpreendeu quem investe em criptomoedas: a queda vertiginosa na cotação da mais famosa delas, o bitcoin. Ainda assim, no Atlas Quantum foi registrado, no mesmo período, uma rentabilidade de 10% nas negociações com bitcoin. O segredo? É isso que você vai descobrir agora.

Mas antes, vale relembrar rapidamente o que é bitcoin, assim como suas vantagens e desvantagens. Criada em 2008, essa moeda digital possibilita transações descentralizadas, que são efetuadas e validadas pelos próprios usuários da rede. As criptomoedas são enviadas de uns para outros via internet, sem a necessidade de intermediadores (como bancos).

O sucesso não veio à toa. Com o bitcoin, veio a chance de realizar transações mais baratas e rápidas do que no mercado de ações, 24h por dia. Comparado ao CDB (Certificado de Depósito Bancário), é uma opção mais acessível, pois os títulos de renda fixa demandam um investimento inicial mínimo - na Caixa Econômica Federal, por exemplo, esse valor é de R$ 1.000. Já com bitcoins, dá para começar a investir com qualquer quantia. A liquidez imediata é outro ponto positivo. Enquanto CDB, CDI (Certificado de Depósito Interbancário) e Títulos de Capitalização podem estabelecer um tempo de carência para resgate do dinheiro, as negociações com bitcoins podem ser feitas a qualquer momento, em qualquer lugar do mundo.

É por esses e outros motivos que o número de usuáriosde bitcoin no Brasil já é quase três vezes maior que o de investidores ativos do Tesouro Direto, e mais que o dobro do número de pessoas físicas na Bolsa de Valores (B3).

Mas claro que há riscos: o ganho depende da valorização da criptomoeda. Por isso que a maioria dos investidores adota a estratégia de “Buy & Hold” (comprar e segurar, em inglês). Essa abordagem consiste, basicamente, em adquirir a moeda e mantê-la numa carteira digital, aguardando o momento ideal em que é possível vendê-la por um valor mais alto. Mas, apesar da cotaçãovolátil da bitcoin, é possível mitigar os riscos da oscilação?

Arbitragem financeira

O segredo do Atlas Quantum para obter 10% de rentabilidade no mesmo período reside num algoritmo próprio, que permite otimizar as negociações com bitcoins. Funciona assim: diversas corretoras digitais ao redor do mundo vendem essa criptomoeda por diferentes cotações. Ou seja, ao mesmo tempo, é possível encontrar bitcoins à venda por um valor na corretora X e 5% mais caro na corretora Y. Nesse caso, a dica é comprar pelo menor preço e vender pelo maior, lucrando com a diferença.

Esse processo é conhecido como arbitragem financeira - uma operação comum no mercado tradicional. A questão é dispor de uma ferramenta que permita fazer essa comparação de modo constante, para aproveitar as oportunidades que surgirem. É aí que entra em cena o algoritmo Quantum. Ele monitora 24h por dia, 7 dias por semana, as ofertas de compra e venda de bitcoin em quatro corretoras ao redor do mundo. E, assim que detecta uma diferença significativa de preço, envia automaticamente ordens de compra e venda. O próximo passo é distribuir o lucro aos investidores, aumentando a quantidade de bitcoins que cada um possui.

É por isso que, mais que uma "exchange" (como são chamadas as casas de câmbio), o Atlas Quantum é um investimento. Por meio de uma plataforma inteligente, a fintech consegue automatizar e otimizar as operações de compra e venda da moeda digital. Isso se traduz em lucro para os clientes, sem que eles precisem ter o tempo ou o conhecimento que essas transações exigem.

Criada em 2016, a empresa hoje atende investidores de diferentes países, além de oferecer instruções para quem quer da

... r seus primeiros passos no mercado de bitcoin. Para investir no Quantum, basta se cadastrar no sistema. Na aba de depósito, o cliente vai encontrar um endereço para o envio de bitcoins. Assim que o valor desejado for transferido, o sistema automaticamente enviará as criptomoedas para as corretoras, dando início às operações.

A segurança, claro, é algo fundamental nesse modelo. Por isso, a Atlas Quantum monitora constantemente seu banco de dados e as solicitações de saque, além de realizar periodicamente testes de intrusão e estabilidade em todo o sistema, o que ajuda a descobrir e evitar qualquer risco de invasão.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.