O Facebook já baniu cerca de 200 aplicativos acusados de fazer uso indevido de dados dos usuários. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (14) em uma nota oficial enviada para a imprensa. Esta é uma primeira atualização referente a auditoria prometida por Mark Zuckerberg em março, após o estouro do caso Cambridge Analytica.

A auditoria foi uma das medidas anunciadas pela rede social como resposta ao público sobre o vazamento de informações confidenciais para empresas. O objetivo é descobrir e eliminar apps de terceiros que usam dados de usuários de forma abusiva, contrariando as políticas do Facebook.

O processo de investigação do Facebook possui duas fases. A primeira é uma revisão geral para identificar os apps que armazenam grande quantidade de dados. A outra é uma análise mais aprofundada junto aos desenvolvedores desses apps, incluindo entrevistas e até mesmo inspeções locais.

Os alvos da ação são apps que tiveram acesso a uma grande quantidade de dados antes da alteração de política da plataforma feita em 2014. Foi a partir daquele ano que o Facebook deixou claro que o compartilhamento de informações de terceiros sem o consentimento viola os termos de uso da rede.

Os próprios usuários também podem ajudar no processo de denúncia desses aplicativos inapropriados. Em abril, a rede social lançou um programa de recompensas para identificar apps que usam dados indevidamente. O “Data Abuse Bounty” oferece um pagamento de, no mínimo, R$ 1.700 para quem fizer uma denúncia que seja confirmada.

Assim como ocorreu no caso Cambridge Analytica, os usuários afetados pelo uso de um app banido também serão notificados. A seção "Your Info", do site do Facebook, (facebook.com/help/yourinfo) permite verificar se você ou

... seus amigos instalaram um aplicativo que fez uso indevido dos dados antes de 2015.

Como ficar invisível no chat do Facebook? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.