Computadores precisam de cuidados básicos para manterem desempenho bom e prolongar a sua vida útil. Mas o que muita gente não sabe é que a energia estática é um dos fatores que merece atenção quando falamos em eletrônicos. Para te ajudar a cuidar do seu computador e evitar problemas, o TechTudo preparou um texto explicando o que é essa tecnologia e com dicas para você fugir desse perigo. Confira.
Quais as vantagens do nobreak? Como funciona e por que usar
Mas afinal, o que é energia estática?
Sabe quando você vai abrir uma porta e ao tocar na maçaneta leva um choque? O nome disso é energia estática e ela pode, muitas vezes, prejudicar os componentes do seu computador. Mas, para entender o porquê, primeiro vamos saber o que ela é.
Tudo o que existe, inclusive nós, é feito de átomos. Os átomos, por sua vez, são constituídos de elétrons, prótons e nêutrons. Quando nosso corpo está carregado – positivamente (falta de elétrons) ou negativamente (excesso de elétrons) – ele necessita trocar a eletricidade e, por isso, quando entra em contato com certos materiais, se torna possível sentir a carga elétrica.
CES 2015: expectativas sobre as principais marcas no evento de tecnologia
O acúmulo de energia estática pode ser mais comum do que pensamos: andar descalço sobre um carpete ou usar blusas de lãs já fazem com que você carregue mais eletricidade. Para se ter noção do quanto pode ser prejudicial: caminhar em um carpete acumula aproximadamente 12.000 volts e somente 10 volts poderiam danificar um microchip. Mas, além disso, a eletricidade estática pode chegar a queimar um componente do seu computador, dependendo da forma e intensidade da mesma.
O que energia estática pode prejudicar no meu computador?
Um dos principais prejudicados com a energia estática é o módulo de memória. Por ser composto de milhões de transistores e capacitores alimentados por cerca de 1,5 volt, uma descarga pode comprometer não somente parte desses componentes, mas toda a peça. Os computadores podem ser afetados, também, pelo acumulo de energia estática. Isso ocorre pela falta de aterramento elétrico da rede (comum em dispositivos ligados em rede), fazendo com que ela não funcione ou tenha mau desempenho.
Pensando em todos os problemas que podem ocorrer por causa da energia estática, o TechTudo preparou oito dicas para que você não danifique os componentes do seu computador quando precisar manuseá-los:
1 – Assegure-se que a tomada onde você vai ligar o seu computador tem aterramento elétrico. O sistema é constituído de 0 Volt – ou seja, a voltagem não se modifica – retirando a “sujeita” da eletricidade e evitando descarga estática, uma vez que ela será descarregada para a terra.
2 – Evitar andar de meias ou descalço em carpetes ou usar blusas de lãs antes de mexer no seu computador. Em geral, roupas feitas com fibras naturais, como algodão, costumam acumular menos energia estática que sintéticas (como poliéster e nylon).
3 – Se você mexe muito com computadores, pode comprar uma pulseira antiestática. Ela faz o trabalho de retirar o acúmulo da eletricidade. Mas, para isso, precisa estar conectada a um cabo aterrado.
4 – Caso você tenha uma mesa que não seja de metal para trabalhar, essa pode ser uma boa opção. Mesas de madeira, por exemplo, diminuem o acúmulo de eletricidade.
5 – Para se neutralizar, antes de tocar no componente, coloque as mãos em seu gabinete (caso ele esteja ligado a um fio-terra). E, caso demore em um componente ou tenha que para de usá-lo e depois continuar a tarefa, repita o processo.
6 – Antes de mexer no seu computador, desligue-o completamente e confirme se a energia foi desligada diretamente na fonte.
7 – Se o computador estiver frio, espere que ele chegue a uma temperatura ambiente. Um ambiente frio e com pouca umidade é favorável para a formação de energia estática.
8 – Tente não tocar diretamente em um componente. Sempre que possível, segure um módulo pela parte metálica, evitando o contato direto com um componente.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Segurança online: veja sete maneiras para se proteger de roubo de identidade
- Galaxy J5 em detalhes: conheça seus pontos positivos e negativos
- Cacau Show doa ovo de páscoa? Golpe atinge mais de 560 mil no WhatsApp
- Google anuncia os melhores apps de 2020 para Android no Brasil
- Como adicionar foto de perfil no Outlook
- PC gamer: confira seis monitores para jogar em alta definição
- Spotify chega na Windows Store com versão para Windows 10 S; entenda
- 'Autenticação falhou': como resolver erro no Free Fire
- CS:GO: MIBR sofre virada e perde final da Flashpoint Season 1
- Game Of Thrones 2019: como assistir à série no celular ou PC pelo HBO Go
- Kzom é confiável? Veja riscos e como ganhar dinheiro com Instagram
- Como organizar parágrafos e listas em ordem alfabética no Google Docs
- Neymar e Hulk estão entre melhores jogadores brasileiros de Fifa 16
- Senhas para celular e biometria: como escolher a proteção ideal
- Xbox One X: o monstro está entre nós
- Clicou no vírus que infecta pendrives e cria atalhos? Veja como excluir
- Como jogar o novo modo Mission Teams de Call of Duty: Infinite Warfare
- Fortnite: como pegar a skin da Aloy, personagem de Horizon Zero Dawn
- Como jogar Catherine Full Body, game polêmico de temas adultos e traição
- Tudo sobre o LG K52: preço, ficha técnica e data de lançamento