É muito comum que as mulheres deem a última palavra em diferentes momentos da vida do casal. Sua opinião é realmente importante nas escolhas e decisões. Mas vale a pena, quando se trata de escolher a casa própria, entender o motivo de a opinião feminina pesar tanto.
Na verdade, esse poder decisório das mulheres não chega a ser uma novidade. Tanto nas famílias mais tradicionais quanto nas mais liberais ou modernas, o fato sempre foi recorrente: a capacidade superior da mulher de tomar a frente em relação a certas coisas.
Então, veja por que a opinião feminina é tão importante na hora de optar pela casa dos sonhos!
A era da liberdade feminina
Vivemos em uma época de plena liberdade. No que se refere às mulheres, elas obtiveram muitas conquistas. Hoje, a mulher diz o que pensa, pode escolher entre muitas opções de trabalho, planeja seu futuro, casa-se com quem quer, frequenta as melhores universidades e, de modo geral, compete em nível de igualdade com o homem.
Isso abre maiores perspectivas para ela. A sociedade masculina está aberta para as ideias da mulher, para dividir espaço com ela, para aprender com ela e, juntos, compartilharem direitos e deveres.
A liberdade da mulher não a torna menos feminina. E é justamente por essas características que ela consegue se sobressair e revelar aptidões que o homem não possui.
A mulher pode ser uma excelente companheira e motivadora para o parceiro, inclusive quando se trata de escolher um imóvel para comprar.
A diferença entre a mulher do homem na hora de escolher a casa dos sonhos
Não são apenas características físicas que diferenciam o homem da mulher. A forma de pensar e sentir também são muito diferentes. Sendo assim, onde o homem falha, a mulher compensa com suas habilidades.
Um dos atributos femininos mais importantes é a capacidade de observar detalhes. Eles fazem toda a diferença na hora de comprar um imóvel. As mulheres observam, por exemplo:
- Qualidade do acabamento (paredes, piso, etc.);
- Metragem do imóvel;
- Pormenores da decoração;
- Detalhes da pintura;
- Aspectos da estética em geral;
- Localização geográfica.
De um modo geral, sua visão é mais aguçada e detecta pontos que um olhar menos concentrado não perceberia. Ela também é capaz de fazer projeções com mais facilidade que o homem, ou seja, de visualizar os móveis e eletrodomésticos já no imóvel, considerando o espaço que ocupam e se a casa em questão supre, de fato, essas necessidades.
Além do mais, de modo geral, a mulher é mais paciente que o homem. Isso é uma vantagem quando se trata de escolher realmente o melhor imóvel. Ela pesquisa e procura mais (o que comprova também seu potencial empreendedor) e gasta mais tempo observando o imóvel, avaliando se tudo está conforme o perfil de sua família. Ela considera todos os membros de sua casa, desde o marido e os filhos até outros que façam parte do grupo, como pais, tios, avós e mesmo bichinhos de estimação, sem falar nas visitas.
A presença marcante da mulher no cenário imobiliário atual
Por causa dessas qualidades, a mulher tem se revelado fundamental nas negociações imobiliárias. Segundo pesquisas, 60% das compras, sejam de casas ou apartamentos, são concretizadas somente após a aprovação da mulher.
Aproveitando esse fato, as construtoras estão usando estratégias para cativar ainda mais o público feminino, investindo em empreendimentos que oferecem, além de áreas já consagradas, como piscinas e jardins, estabelecimentos especiais, como salões de beleza, salas de massagem, academias de dança e pilates, SPAs diversos e assim por diante.
Em relação aos financiamentos imobiliários oferecidos pela Caixa Econômica Federal, as mulheres já representam total de 37%. Essa participação está ligada à complementação da renda familiar ou do marido, bem como os financiamentos que podem ser investimentos pessoais da mulher.
O poder de compra feminino é uma tendência no mundo todo. Nos Estados Unidos, por exemplo, no ano de 2012, as mulheres dominavam ou influenciavam 70% dos gastos de consumo no país.
A iniciativa feminina
Outro ponto que concorre a favor da mulher na hora de escolher a casa ou o apartamento é a iniciativa que ela tem de visitar o lugar para conferir se ele serve ou não. Se o homem não tem tempo ou disposição, ela arruma um tempo e vai. Para avaliar a futura morada de sua família, a mulher está sempre disposta.
Essa iniciativa favorece sua decisão no momento de escolher. Ela verifica as condições do imóvel e, depois, leva seu marido ou noivo, os pais, sogros e outros parentes para visitar o imóvel. De qualquer modo, ela já tem um parecer antecipadoe, como sua análise é sempre mais minuciosa, a decisão final depende muito dela.
Os itens procurados por uma mulher em um imóvel
Dificilmente, as escolhas da mulher trarão desgosto ao marido. A sua capacidade de observação e detalhismo garantem que todas as lacunas sejam preenchidas, de modo a não causar problemas futuramente. Se nem tudo pode ser preenchido no momento, ela prioriza e escolhe de acordo com as necessidades mais urgentes e valiosas.
Geralmente, na escolha de um imóvel, a mulher considera critérios como:
- Segurança;
- Praticidade;
- Lazer;
- Economia.
Apesar de, em regra, ser o homem o mais preocupado com o valor do imóvel, a mulher também exerce muita influência nessa etapa da compra. Devido ao seu potencial de considerar os mínimos detalhes, o sexo feminino costuma ser bastante calculista e, por isso mesmo, não é raro que muitas mulheres se projetem no mundo das finanças. Dessa forma, o preço do imóvel também é analisado pela perspicácia feminina, que consegue identificar o melhor custo-benefício para o casal.
Atualmente, a maior parte das mulheres trabalha fora e, como costumam ser organizadas, elas desejam um imóvel que ofereça praticidade para não perderem tempo com manutenção e organização do lar.
A segurança é fundamental para a mulher, que sempre considera os filhos como fator principal nesse quesito. A segurança envolve boa localização, ruas menos movimentadas, área fechada de lazer e coisas do tipo.
Está procurando a casa dos sonhos? Quem toma a iniciativa de visitar o imóvel? Já encontrou algum que satisfaz as necessidades do casal? Deixe seu comentário!
Mais Artigos...
- 11 cuidados na hora de comprar um apartamento na planta
- Recém-casados: qual é a época certa para comprar um imóvel?
- 4 erros financeiros dos recém-casados
- Afinal, ainda vale a pena investir em imóveis em 2018?
- Atraso na entrega de imóveis.
- 7 dicas de como alugar apartamentos para dividir em SP
- Como comprar imóvel com baixa renda?
- Afinal, é possível comprar um imóvel com o nome sujo?
- 4 dicas para juntar dinheiro para comprar um imóvel com uma boa entrada
- Solucione as suas 4 maiores dúvidas sobre financiamento de imóvel
- Quem paga o IPTU do imóvel alugado? Leia e entenda
- Hackathon da ABRAMIT traz soluções para o mercado imobiliário
- Vale mais a pena comprar ou alugar meu primeiro apê?
- Guia completo: Tudo o que você precisa saber sobre o Minha Casa Minha Vida
- Reparo e conservação – Cortinas, persianas e biombos
- Como organizar o apartamento para a chegada de um pet?
- Habite-se: o que é e a importância dele na compra de imóvel
- Respondemos as 11 dúvidas mais comuns do Minha Casa, Minha Vida
- Como organizar o home office em 7 passos
- Usando a internet como ferramenta de busca por imóveis