Ser dono de um imóvel é um sonho que pode se tornar realidade desde que você tenha controle financeiro e saiba como poupar dinheiro. Se esse não é seu caso, então continue lendo este post. Aqui, vamos te ajudar para que você seja capaz de se organizar financeiramente para financiar um imóvel. Vamos lá?
Faça uma planilha de gastos
A melhor maneira de começar a economizar para financiar um imóvel é analisando todas as suas receitas e despesas ao longo do mês. Para isso, é preciso colocar todas as informações em uma planilha. Além de ser uma solução muito prática, ela vai ser a base do seu planejamento.
É importante salientar, no entanto, que essa prática só funciona se você anotar absolutamente tudo o que gastar (incluindo a compra de um cafezinho depois do almoço, por exemplo). Isso significa que ser honesto ao anotar tudo em seu controle de gastos é o que te vai dar uma visão realista da sua situação financeira.
Poupe uma porcentagem do seu salário
Entre suas despesas fixas, inclua uma porcentagem do seu salário, por menor que seja. Quando você estipula essa porcentagem, começa a se acostumar com a ideia de que esse valor estará comprometido no futuro com o financiamento, ao mesmo tempo que você se torna capaz de poupar para dar uma entrada mais significativa na compra do imóvel.
O indicado é poupar cerca de 20% do seu salário. Mas, se essa quantia for muito pesada a princípio, Comece aos poucos e vá aumentando a porcentagem gradativamente até atingir essa meta.
Realize cortes estratégicos
Todos sabemos que poupar dinheiro requer sacrifícios. Sendo assim, aquele pacote adicional de canais em sua TV por assinatura ou o plano mais caro da academia terão que ser reconsiderados se você pretende financiar um imóvel.
Além de fazer cortes, pensar em reduções também é algo que ajuda. Tentar conseguir descontos em contas que você já paga e diminuir os gastos com jantares em restaurantes, por exemplo, fazem a diferença no final de cada mês.
Evite as dívidas
Se o seu plano é realizar um financiamento, evite ao máximo fazer novas dívidas, principalmente as de longo prazo. Além disso, analise a quantidade de cartões de crédito que você utiliza e qual é a taxa de juros de cada um deles. Se for preciso, cancele os que você não necessita para evitar gastos desnecessários. Além disso, prefira fazer as suas compras pagando à vista.
Analise meios de financiar um imóvel
Além de poupar dinheiro no seu dia a dia, é importante pesquisar com calma e optar pela melhor forma de financiamento na compra do imóvel. Leve em consideração aspectos como:
- o limite de financiamento que cada instituição oferece;
- a taxa de juros;
- o prazo para pagamento;
- e a inclusão de seguros dentro das parcelas.
Compare as informações e escolha a instituição de financiamento que oferecer mais vantagens para você.
Agora que você sabe o que deve fazer para poupar dinheiro, conheça os principais tipos de financiamento imobiliário para fechar negócio e realizar o sonho de adquirir seu imóvel! Faça uma simulação agora mesmo.
Mais Artigos...
- Quer conhecer melhor a região onde você vai morar?
- Financiamento de imóvel: veja 5 dicas para conquistar a casa própria
- Alugar casa de praia: preparando-se para as férias
- Seguro residencial: entenda de uma vez por todas como ele funciona
- Como organizar o quarto em 20 minutos
- Saiba como fazer uma decoração de jardim sem gastar muito
- Casas de famosos: conheça a mansão de Bill Gates
- VivaSurpreenda: a “Black Friday fora de época” começou
- 4 casas de filmes famosos que existem na vida real
- Amantes de futebol: 7 motivos casas para alugar na Mooca
- Apartamento para família grande: veja é qual o tipo ideal
- Sistema de Bandeiras Tarifárias: por que a conta de energia fica mais cara?
- Loja comercial: como escolher a melhor localização?
- 5 cidades para conhecer na sexta-feira santa
- 8 dicas infalíveis para alugar uma sala comercial
- Minha Casa Minha Vida: qual a documentação para participar do programa?
- Minha Casa Minha Vida: como escolher o melhor imóvel?
- Como comprar um imóvel em tempos de crise
- Quanto preciso para comprar um apartamento?
- Seguro residencial. Vale a pena?