Comprar o primeiro imóvel é o sonho de muitos brasileiros. Alguns recorrem a empréstimos, outros preferem poupar por um determinado tempo para comprar à vista. Por fim, ainda há a opção de comprar imóveis na planta por meio dos financiamentos das construtoras.
Do planejamento à aquisição, comprar imóveis na planta pode ser algo prazeroso ou um verdadeiro desastre. Muitos interessados nas oportunidades imobiliárias que são lançadas no mercado acabam deixando de lado uma série de verificações, o que mais para frente pode levar a surpresas nada agradáveis.
Quer saber em que você deve ficar de olho na hora de comprar imóveis na planta? Confira os 4 principais erros que jamais devem ser cometidos nesse processo!
1. Desconhecer o histórico da construtora
Você é daqueles que logo já corre e assina contrato sem nem ao menos realizar uma boa pesquisa acerca da reputação da empresa no mercado imobiliário? Então saiba que está correndo um grande risco de ficar no prejuízo, ou pior, sem imóvel: o mercado imobiliário é cheio de construtoras sem reputação.
Apartamentos que não são entregues, imóveis que demoram anos para serem finalizados, emprego de materiais de qualidade inferior na construção que levam a rachaduras, fissuras e tantos outros problemas estruturais. Além disso, ainda há aquelas que apresentam diferenças entre a metragem apresentada na planta e o tamanho final do imóvel.
Para não cair nestes tipos de armadilha, faça uma boa pesquisa de mercado, mapeie todos os empreendimentos que têm uma boa reputação, verifique pessoalmente as obras que estão em andamento e aquelas que já foram concluídas e entregues.
Se tiver a oportunidade, converse com alguém que adquiriu um imóvel na planta da construtora para verificar se a experiência foi positiva ou negativa.
2. Não visitar o terreno
O erro de muitas pessoas ao comprar imóveis na planta é exatamente esse: depois de fechar contrato e esperar a obra ser iniciada ou mesmo finalizada é que se preocupam em conhecer o local. Alguns se familiarizam logo de cara, outros acabam vivendo um verdadeiro pesadelo.
Visitar o terreno é premissa básica para quem deseja adquirir imóveis na planta. Verifique em que bairro o prédio será construído, valor médio do IPTU, segurança, proximidades com farmácias, supermercados e hospitais, risco de alagamento, liquidez dos imóveis do bairro, entre tantos outros pontos.
Pense que, ao comprar imóveis na planta, você precisa estar familiarizado com o local, ou a sua experiência de residir no imóvel pode ser muito desagradável. A nossa dica aqui é: faça uma boa vistoria no terreno que será erguido o prédio, bem como aos arredores da construção.
3. Desconsiderar as taxas e impostos ao comprar imóveis na planta
As taxas e impostos são itens que pesam bastante no bolso de quem está adquirindo um imóvel na planta. Por isso, é preciso ficar atento a todas às cláusulas do contrato para que a construtora não cobre indevidamente juros sobre juros ou outros tipos de tributos.
Leve em consideração que algumas cobranças da construtora são legalmente amparadas, como a escritura, o registro, o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e a variação de Índice Nacional de Custos na Construção (INCC).
Por isso, fique atento a todas as despesas que você terá que arcar ao comprar imóveis na planta, para que não fique desprevenido e acabe atrasando nas obrigações de pagamento.
4. Não verificar a regularidade da construção
Em geral, construtoras realizam financiamento para levantar uma construção, isso indica que os apartamentos acabam sendo a garantia dada pela empresa à instituição bancária. No entanto, se a construtora não honrar com suas obrigações o banco pode executar a hipoteca do apartamento.
E seja por erro ou desconhecimento, muitas pessoas que compram imóveis na planta não procuram saber a situação da construtora diante do banco, se ela está pagando em dia as prestações ou se há inadimplência.
Por isso, ao assinar o contrato fique atento às cláusulas que determinam a parte financiada e, sempre verifique junto à construtora, a regularidade do pagamento ao banco utilizado como financiador da obra.
Tirou as suas dúvidas sobre as vantagens de comprar imóveis na planta? Quer continuar por dentro de outros conteúdos exclusivos como esse? Acompanhe nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade: estamos no Facebook, Google+, Twitter, Instagram, LinkedIn, Flickr e Youtube!
Mais Artigos...
- Gastos supérfluos: veja como identificá-los
- Como comprar um apartamento ganhando pouco?
- 5 vantagens de morar em um apartamento pequeno
- Como saber se o imóvel é bem valorizado?
- Os erros mais comuns ao fazer um financiamento imobiliário
- Valorização de imóvel: os fatores que contribuem
- Erros comuns na hora de pedir um financiamento
- 8 erros para não cometer ao contratar um consórcio
- Veja 5 vantagens do programa Minha casa Minha vida
- Decoração de casa alugada: 7 ideias para o novo lar
- Sair da casa dos pais: alugar ou comprar a casa própria?
- Quando o proprietário falece, quem fica com o imóvel?
- Casa mobiliada: vantagens e desvantagens de alugar uma
- Minha Casa Minha Vida: qual a documentação para participar do programa?
- Como financiar a compra do meu imóvel?
- Automação residencial é tendência em imóveis
- Reparo e conservação – Áreas molhadas
- 6 dicas para investir em um segundo imóvel
- Quem paga o IPTU do imóvel alugado? Leia e entenda
- 8 dicas para economizar gás de cozinha