O Java Runtime é um plugin ainda obrigatório para rodar alguns programas, como o da Receita Federal, e várias outras aplicações na Internet, por exemplo os sites de bancos. Por isso, é importante manter o bom funcionamento da ferramenta no computador, inclusive nas máquinas com Ubuntu (Linux).
Plugin Java não funciona no Firefox? Veja o que fazer
No sistema operacional de código aberto, o Java pode ser instalado facilmente, mas, para usar no navegador, é preciso realizar uma ativação manual. Confira a seguir como ativá-lo no Chrome (ou Chromium) e no Firefox em seu computador com qualquer distribuição do Linux.
Aprenda a ativar o plugin web do Java no Chrome e Firefox do Linux (Foto: Reprodução/Paulo Alves)No Google Chrome
Passo 1. Instale o Java no Linux e feche o navegador;
Passo 2. Abra o Terminal e obtenha acesso root. Você terá que digitar sua senha para habilitar o usuário root. Conforme a imagem abaixo, use o seguinte comando:
Sudo -s
Habilite acesso root (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Passo 3. Em seguida, crie o diretório para instalar o plugin web do Java e digite:
mkdir -p /opt/google/chrome/plug-ins
Crie uma pasta para o plugin no Chrome (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Passo 4. Acesse o diretório recém-criado com o comando:
cd /opt/google/chrome/plug-ins
Navegue até o diretório de plugins do Chrome (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Passo 5. Crie um link simbólico do plugin dentro da pasta, digite:
ln -s /usr/local/java/jre1.7.0/lib/amd64/libnpjp2.so
Crie o link do Java para Linux no Chrome (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Passo 6. Abra o Google Chrome e use o Java.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
No Mozilla Firefox
Passo 1. Instale o Java no Linux e feche o navegador;
Passo 2. Abra o Terminal e obtenha acesso root. Você terá que digitar sua senha para habilitar o usuário root. Use o seguinte comando:
sudo -s
Ative o usuário root no Linux (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Passo 3. Em seguida, crie o diretório para instalar o plugin web do Java no Firefox por meio do comando:
mkdir -p /usr/lib/firefox-addons/plug-ins
Crie uma pasta para o plugin no Firefox (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Passo 4. Acesse o diretório recém-criado do Firefox:
cd /usr/lib/firefox-addons/plug-ins
Acesse a pasta de plugins do Firefox (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Passo 5. Crie um link simbólico do plugin dentro da pasta do Firefox com o comando:
ln -s /usr/local/java/jre1.7.0/lib/amd64/libnpjp2.so
Crie o link do plugin no Firefox (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Passo 6. Abra o Firefox e use o Java normalmente.
O procedimento vale para as versões 7.0 e 8.0 e variantes do Java para Linux, e funciona em versões 32-bits ou 64-bits do programa da Oracle.
Vocês usam Linux? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
Controles micros e gigantes: conhe?a os joysticks inusitados da E3 2015 iPhone completa dez anos; veja diferenças entre o original e o atual Três celulares com flip lançados em 2015 que dão saudade dos anos 1990 Bolão da Copa do Mundo 2018: veja sites para fazer aposta com amigos Como sincronizar as fotos do celular com o PC pelo Google Fotos WhatsApp Lock: aprenda a colocar senha no app e proteja suas conversas Mario Maker: confira as fases mais bizarras já criadas no game Como descobrir data de nascimento ou aniversário de alguém no Facebook Superliga de LoL 2018: paiN, Keyd e INTZ seguem invictos no campeonato Saiba como baixar e instalar Heroes of the Storm no seu PC Dobre a capacidade de armazenamento do seu MacBook com TarDisk Novo Snapdragon 820 volta a ser destaque da Qualcomm na CES 2016 Corrente de privacidade no Facebook é falsa; rede social desmente boato Mascotes no Grand Chase: veja os melhores do jogo e como conseguir um Como abrir o Moto X Play e mudar a capinha protetora do celular CNB vence a Vivo Keyd e está na semifinal do CBLoL 2018 Confira os games de Xbox One que poderão ser jogados no Windows 10 Como programar uma smart TV AOC para desligar sozinha na função timer Naruto Online chega ao Brasil em breve com cinco classes disponíveis Power Rangers: 5 melhores jogos da série para celulares e consoles

