O top de linha Xperia XZ e sua versão mais barata, o Xperia X Compact, foram apresentados pela Sony nesta quinta (1), durante a IFA 2016, em Berlim. Os aparelhos são os primeiros a trazer o sensor triplo nas câmeras, que prometem imagens sem distorções e cores absolutamente fiéis à realidade.

Galaxy Note 7 vs Xperia Z5 Premium: compare os celulares com tela grande

A nova tecnologia consiste no sensor original da Sony para smartphones, que fornece uma mistura de imagens em alta qualidade e velocidade no foco automático (AF), combinado com o autofoco híbrido preditivo que prevê e localiza objetos e pessoas em movimento, permitindo fotos livres de borrões. Já o terceiro sensor promete cores mais vivas e reais, graças a tecnologia de detecção de tons e intensidade de luz do ambiente fotografado.  

Xperia XZ é o novo top de linha da Sony, lançado na IFA 2016, em Berlim (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Kazuo Hirai sobe ao palco para apresentar as novidades da empresa. O executivo lembrou a forte crise que se abateu sobre a empresa – o que gerou inclusive boatos de que a divisão de celulares seria fechada. Mas ressaltou que a Sony virou o jogo e voltou a ser competitiva no cenário mundial.

Sony apresenta novidades na IFA 2016 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

O Xperia XZ tem câmera traseira de 23MP e frontal com 13MP. Mas o destaque da câmera selfie do aparelho é o alto ISO, de 6400, que permite excelentes fotos com baixa luz. Também vale ressaltar o conjunto de lentes amplas, com 22mm/90 graus, que cobrem praticamente tudo a sua frente. Além disso, as câmeras traseiras do XZ e X Compact contam com estabilização ótica de imagem (que evita trepidações na imagem) e possibilidade de gravar conteúdo em 4K. 

No interior, o Xperia XZ conta com um processador Quad-core Snapdragon 820 com 3 GB de memória RAM para rodar, inicialmente, o Android 6.0 Marshmallow, mas com upadate garantido para a versão 7.0. Há opções de 32 GB e 64 GB para memória interna e espaço para micro SD de até 256 GB. Tudo isso para uma bateria com potência de 2.900 mAh, que não é removível.

Xperia XZ tem tela LCD de 5,2 polegadas (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

A tela do Xperia XZ é de LCD tem 5,2 polegadas, com resolução de 1080 x 1920, o que equivale a um densidade de pixels por polegada de 424 ppi, que deve garantir uma boa experiência para rodar vídeos e jogos. No conjunto de medidas, o XZ vem com 146 mm de largura e 72 mm de largura, com peso de 161 gramas. O celular ainda é composto por um acabamento traseiro de metal e possui certificação IP68 , que promete resistência à água por até 1,5 metros, por 30 minutos. 

Ambos os lançamentos contam com o sensor de leitura de digitais na lateral, no botão liga/desliga – uma exclusividade da Sony, aliás.  

A traseira do Xperia XZ é de metal (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Já o Xperia X Compact tem tela também de LCD, mas com 4,6 polegadas. Com resolução HD de 720 x 1280 pixels, ela tem 319 ppi, o que garante um desempenho mais restrito, semelhante aos celulares intermediários.

Por dentro, o Compact é composto por um processador hexa-core Snapdragon 650, com 3 GB e, assim como o "irmão top de linha" , ele vem de fábrica com Android 6.0 Marshmallow. O modelo mais barato só conta com opção de 32 GB para memória interna, com slot para cartão de até 256 GB. N

... o conjunto de câmeras, pouco muda em relação ao XZ: apenas na frontal, que conta com 5 MP. Para garantir o uso em tempo maior, a bateria é de 2700 mAh.

Além disso, a nova linha Xperia X usa padrão USB-C para carregamento e conexão. O formato renovado permite encaixe de qualquer posição e favorece transmissões de dados mais rápidas. O novo Battery Care controla o carregamento baseado nos hábitos do usuário e evita o excesso de carregamento, pausando a carga em 90% e apenas concluindo pouco antes do aparelho ser retirado da tomada.  

O Xperia XZ está disponível em prata, preto e azul. Já o Xperia X Compact possui versões nas cores branca, preto e azul. 

Sony Xperia XA ou iPhone 5S: qual celular comprar? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.