O ransomware WannaCrypt explora uma vulnerabilidade, já corrigida pela Microsoft, no serviço SMB dos sistemas operacionais Windows, desde o Windows XP, passando pelos mais antigos Vista, 7 e 8.1, além das edições Windows Server. Esse recurso foi desenvolvido para facilitar o compartilhamento de arquivos em uma rede privada e ajuda a explicar como o vírus se alastrou tão rapidamente em máquinas corporativas. No tutorial a seguir, você vai descobrir como fazer para desativar o SMB no seu computador com o sistema operacional da Microsoft em dois métodos: o primeiro, usando os recursos do sistema operacional, e o segundo, a partir do PowerShell do Windows 10.

Antes de realizar os procedimentos, procure criar um ponto de restauração do sistema para poder reverter, em caso de imprevistos.

Passo 1. Na busca do Windows, procure a ferramenta “Ativar ou desativar recursos do Windows”. Abra-a em seguida.

Passo 2. Uma janela com uma lista de opções será aberta. Localize: “Suporte para compartilhamento de arquivos SMB 1.0/CIFS”.

Passo 3. Desative o recurso e confirme clicando em "OK.

Desabilitando o SMB via PowerShell

Passo 1. Usando a busca, digite PowerShell e execute como administrador.

Passo 2. Digite o seguinte comando:

Set - ItemProperty -Path "HKLM:\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\LanmanServer\Parameters” SMB1 - Value 0 -Force

Passo 3. Em seguida, insira:

Set-ItemProperty -Path "HKLM:\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\LanmanServer\Param
... eters” SMB2 -Value 0 -Force

Pronto! Você deverá ter desativado o SMB (v1 e v2) no seu computador. Para reativar, basta refazer o primeiro procedimento, usando os Recursos do Windows. Veja outras dicas para se proteger do WannaCryptor.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.