Segundo um relatório divulgado pela Nokia, 68% dos smartphones infectados com vírus no mundo em 2016 rodavam o sistema Android. A fabricante, que adotou o software do Google em lançamentos de 2017, aponta o Windows em segundo lugar no volume de infecções, com 28%. O iOS, equipado no iPhone e no iPad, ocupa uma distante terceira colocação com cerca de 3,5% dos aparelhos com algum tipo de malware instalado.

A Nokia estima que 0,94% de todos os dispositivos Android no planeta sejam infectados com vírus a cada mês. O valor é ligeiramente superior ao divulgado pelo Google em um relatório de segurança ano passado, que apontou a média mensal de 0,71%.

A principal causa do problema no Android seria o número elevado de lojas não-oficiais de aplicativos. Elas são muito populares na China, onde a Google Play Store responde por apenas 4% do total de downloads. O comportamento favorece a circulação de apps perigosos por conta da falta de sistemas de proteção como o Google Play Protect. O recurso busca garantir a segurança de usuários que baixam apps somente da loja oficial do Android.

Ao portak ZDNet, o diretor do laboratório de segurança da Nokia, Kevin McNamee, elogiou as medidas de segurança adotadas pelo Google. “O Google fez um excelente trabalho com o Google Play Protect e eles estão realmente protegendo a infraestrutura de aplicativos para dispositivos Android. O principal vetor de ameaças para telefones Android é o uso de trojans. No mundo Android, o Google tentou resolver isso fazendo um bom trabalho garantindo a segurança da Google Play”, disse o executivo da Nokia.

Windows x iOS

O estudo da Nokia envolveu análise do tráfego da rede de internet 3G e 4G, o que acabou envolvendo PCs Windows conectados a celulares via roteador Wi-Fi. Os 28% dos aparelhos infectados por malware na pesquisa, portanto, não são celulares com Windows Phone, sistema da Microsoft que chegou ao fim recentemente por conta de sua impopularidade.

O relatório mostra que o número de apps maliciosos identificados em celulares vêm superando os casos em PCs Windows desde 2015. O segundo lugar do Windows no ranking da Nokia, porém, representa apenas os computadores com acesso a redes móveis.

Mesmo considerando um segmento restrito de máquinas desktop nessa pesquisa, o sistema da Microsoft ficou à frente do iOS, usado em smartphones e tablets sempre conectados. O software da Apple representou 3,54% dos aparelhos infectados durante o ano passado. Em números totais, o software da Apple representa 30% dos dispositivos móveis do mundo, segundo dados do NetMarketShare.

Ao contrário do Android, o iOS não tem lojas alternativas de livre acesso para usuários, dificultando a distribuição de aplicativos infectados. A tendência é que quase todos os apps para iPhone ou iPad sejam filtrados pelo crivo de segurança da App Store, diminuind

... o as chances de um malware passar despercebido.

Se você usa celular ou tablet Android, é importante baixar aplicativos sempre da Google Play e adotar medidas de segurança que vão da verificação manual por infecções à checagem de permissões - veja dicas para se proteger.

Com informações: ZDNet e GSM Arena



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.