O Android P, a próxima versão esperada para o sistema móvel do Google, deve ganhar um recurso para impedir que os apps em segundo plano acessem a câmera. A função adicionaria uma camada extra de segurança, evitando a espionagem por aplicativos mal-intencionados.

A suposta ferramenta foi descoberta pela comunidade de desenvolvedores XDA-Developers após a análise de uma submissão feita no último dia 19 ao sistema de controle de versões do Android Open Source Project (AOSP). No entanto, a informação não foi confirmada pelo Google, que deve fazer o anúncio oficial do Android 9 somente em maio, durante o Google I/O.

Os rumores indicam que o recurso utilizaria os IDs de usuário (UID) dos aplicativos, códigos que o sistema atribui a cada app no momento da instalação e que não podem ser alterados. No Android P, o serviço da câmera supostamente vai identificar quando um UID estiver ocioso e, então, deverá gerar um erro, encerrando o acesso à câmera – mesmo que o usuário tenha concedido permissão anteriormente.

O mecanismo de acesso à câmera pelos serviços em segundo plano é considerado defasado no Android, razão pela qual a mudança se mostra ainda mais importante. Em 2014, o desenvolvedor Szymon Sidor chegou a relatar em seu blog como conseguiu acessar a câmera de um Nexus 5 sem alertar ao usuário, apenas diminuindo as dimensões do visor do aplicativo, de forma que ele ficasse quase invisível na tela.

Outros recursos do Android P

A comunidade XDA-Developers também descobriu outras possíveis novidades do Android P por meio do código aberto. O próximo sistema deverá permitir que as operadoras escondam a força do sinal, além de poderem definir como ele será exibido na barra de status.

O sucessor do Android 8.0 Oreo também deverá trazer suporte a smartphones com várias telas e displays dobráveis, e há sinais de que ele tenha um recurso nativo para gravação de chamadas. Também é esperado que o Google retire o acesso a APIs ocultas e não-documen

... tadas para os desenvolvedores – mudança que não afeta ao usuário final.

Com informações: XDA-Developers e AOSP

Sistema Operacional: a segurança do iOS compensa a liberdade do Android? Usuários opinam no Fórum TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.