Os usuários do app HBO Go enfrentaram problemas ao usar a plataforma de streaming do canal de TV pago. Disponível para celulares Android e iPhone (iOS) e navegadores como Chrome, o serviço passou por instabilidades e saiu do ar durante a transmissão da série Game of Thrones. A situação levou ao registro de 690 reclamações no Reclame Aqui no último domingo (28), de acordo com a ferramenta. As principais reclamações foram mensagem de erro ao acessar a plataforma, atraso na exibição e baixa qualidade das imagens.
Rival da Netflix, o aplicativo oferece todo o conteúdo da HBO no celular para ver quando e onde quiser. A ideia é otimizar a forma de consumo dos clientes, pois substitui a televisão pela praticidade do smartphone. Para ajudar os clientes HBO Go a resolver esses problemas, o TechTudo listou as principais causas e soluções para as queixas apresentadas. O intuito é servir como um guia capaz de permitir que você acesse o app no PC ou celular (com sistema do Google ou Apple) e acompanhe a transmissão dos episódios sem contratempos.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Conexão com a Internet
A primeira recomendação para resolver a instabilidade do aplicativo HBO Go é simples, mas importante: verifique a conexão com a Internet. Há casos em que a rede é o problema, por apresentar características incompatíveis com os serviços de streaming. Para ter uma transmissão de qualidade, a orientação é que a sua banda larga tenha um desempenho acima de 3 Mb/s — para HD, o mínimo recomendado é 3.1 Mb/s. Dispositivos móveis precisam de uma conexão 3G ou Wi-Fi.
Reiniciar o roteador pode ser uma saída prática para deixar a sua conexão mais rápida. Basta desconectar a fonte do aparelho, aguardar 30 segundos, e ligá-lo novamente. Vale ressaltar a diferença entre reiniciar e resetar o roteador – esta última opção faz com que você configure novamente a sua rede, o que não convém para problemas como esse. Ao reiniciar a conexão, atualize a página do navegador ou feche o aplicativo e abra-o novamente, em caso de uso por celulares ou tablets.
2. Status do serviço
Uma sugestão que pode ser útil é verificar o status de serviço do aplicativo. Os interessados encontram sites e plataformas especializadas nesse tipo de análise, como o DownDetector (https://downdetector.com.br/). Ele apresenta uma estimativa quantitativa de perfis com dificuldades para acessar o aplicativo, quais são as principais reclamações, a faixa de horário do problema e locais no mundo que está ocorrendo.
Checar a instabilidade do HBO Go por meio de ferramentas como esta ajuda o usuário a se certificar sobre o panorama — se ele é resultado de instabilidades na própria rede e dispositivo ou se a falha é decorrente dos servidores da HBO. Esta é apontada como a principal causa da dificuldade em assistir aos episódios de Game of Thrones nos últimos dias.
Servidores têm uma capacidade máxima de acessos simultâneos. Com a popularidade da série, o número de usuários que tenta acessar o serviço ao mesmo tempo é tão alto que pode ultrapassar o limite suportado pela HBO. Isso gera situações como lentidão, queda da transmissão ou baixa qualidade de imagem. Nesse cenário, não há muito o que fazer, uma vez que a solução do problema é de responsabilidade da rede de canais e no investimento em infraestrutura de servidores.
3. Acessos simultâneos
Os assinantes devem estar atentos ao compartilhamento de seus dados de acesso com amigos e familiares, de modo a evitar pagar por outra conta e, assim, economizar. Disponibilizar o GO ID (login) e senha para terceiros pode ser a causa pelos obstáculos de acesso ao serviço. Apesar de permitir o registro de três dispositivos diferentes para um mesmo usuário, apenas dois vídeos podem ser exibidos ao mesmo tempo em uma única conta.
Por isso, caso compartil
Nesses casos, o Centro de Ajuda da HBO Go recomenda que o outro dispositivo seja identificado e a transmissão interrompida. O usuário deve deslogar de sua conta, excluir seu histórico de pesquisa e fazer uma nova tentativa de acesso ao serviço. A tentativa serve como uma forma de reiniciar o sistema e liberar a entrada na plataforma.
4. Sistema operacional compatível
O aplicativo HBO Go exige algumas especificações de sistemas operacionais para funcionar corretamente. Caso o acesso seja feito por meio de dispositivos móveis Android ou iOS, é necessário verificar se as atualizações são compatíveis com o programa. Para quem acessa via tablets ou computadores Windows, macOS ou Chrome OS, o recomendado é assistir aos vídeos no navegador Chrome na versão mais recente.
Para iPhones, iPads e iPods, o sistema operacional compatível é o iOS 9.0 ou versões posteriores. Em aparelhos Android, a versão exigida é a Android 5.0 ou versões mais atuais. Os updates podem ser feitos diretamente nas configurações do dispositivo, enquanto o aplicativo da HBO Go deve ser atualizado nas lojas Google Play, para Android, e App Store, para iOS. Veja a seguir como identificar a versão do seu sistema operacional e fazer atualizações, caso for necessário.
No Android
Acesse o menu "Configurar" do seu aparelho e escolha a seção "Sistema". Vá em "Atualizações do sistema" e verifique a versão atual do Android. O próprio sistema indicará uma atualização, caso exista uma nova versão do software.
No iOS
Acesse o menu "Ajustes" e selecione "Geral". Em seguida, toque em "Sobre" e vá em "Versão do Software". A versão do sistema será exibida na tela — assim como possíveis atualizações, caso você tenha uma versão antiga no aparelho.
5. Cookies e cache
Para quem enfrenta problemas de acesso no app HBO Go pelo desktop – e se certificou de que a falha não é na conexão com a Internet –, outra dica é limpar os dados do navegador Chrome. A ação fará com que as informações de sites salvas no navegador sejam excluídas, o que corrige possíveis erros de acesso, como carregamento e formatação.
Para realizar o procedimento, clique nos três pontos localizados no lado direito do menu. Vá em "Histórico" e novamente selecione "Histórico". No menu lateral esquerdo, escolha "Limpar dados de navegação". Opte por "Cookies e outros dados do site" e "Imagens e arquivos armazenados em cache". Por fim, clique em "Limpar dados". Caso o problema persista, tente acessar o aplicativo em aba anônima.
Netflix dando 1 ano de assinatura grátis: é golpe? Entenda no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Paredão BBB 2019: como votar para eliminar Paula, Carol ou Danrley
- Moto X Style: preço vaza e smartphone começa a ser vendido
- Google lança atualização para app de iOS e reproduz GIFs nas buscas
- Dez principais recursos do iOS 13: veja o que muda em relação ao iOS 12
- TV Digital: confira lista com as melhores antenas para captar o sinal
- Testamos Paragon: MOBA para PC e PS4 tem gráficos de tirar o fôlego
- Nova memórias 'monstra' DDR4 com overclock automático chega ao mercado
- iOS 10 ou Android N: descubra qual sistema é mais inovador
- Aplicativo para gravar ligação: veja os melhores para guardar chamadas
- Asus ou Gigabyte: qual marca oferece os melhores modelos de placa-mãe
- Como apagar o histórico de ligações no iPhone
- Como melhorar o som do fone de ouvido com o áudio 7.1 no Windows 10
- Código no Genshin Impact: como conseguir e resgatar
- Figurinhas do Palmeiras para WhatsApp: veja como usar stickers do time
- SK Gaming é eliminada da DreamHack Masters Marseille
- Como aprimorar as habilidades de Kat no jogo Gravity Rush 2 para PS4
- Como mudar o idioma do iPhone 6 e 6S para português
- Modo campanha de Halo 5 será o maior de toda a franquia
- Samsung e LG começam a abandonar TVs 3D
- CS:GO: MIBR anuncia canal na Twitch com transmissões exclusivas de jogos