No ano de 2017, a Sony enviou para aprovação uma patente para um ecrã holográfico. Esta patente submetida nos Estados Unidos, só agora foi aceite. Como o próprio nome deixa adivinhar, o objetivo passa pela criação de um ecrã que pode projetar objetos 3D de forma holográfica. Ou seja, como se estivessem realmente ao pé de nós. Será já na PS5?

É bem provável mas o que é muito interessante é que os utilizadores deste sistema holográfico não vão ter de utilizar nenhuns óculos 3D. Este tipo de óculos, especialmente os de maiores dimensões, restringem o movimento dos utilizadores e até chegam a ser pouco confortáveis quando utilizadores durante longos períodos de tempo.

Será já na PS5? Sony prepara ecrã holográfico 3D revolucionário

Para projetarem imagens 3D, o novo sistema da Sony utiliza um emissor de luz e inúmeros micro-espelhos que podem inclinar ou mudarem de direcção muito rapidamente. Entretanto a fonte de luz também pode ser molulada eletronicamente. Isto cria diferentes imagens para olho esquerdo e direito de modo a obter-se o efeito 3D.

Para além disso, o ecrã está equipado com hardware que pode seguir a vista e os movimentos faciais. Também pode detetar qual o número de utilizadores que estão a olhar para o objeto que está a ser projetado. Entretanto, os componentes adicionais que incluem a câmera e os sensores de luz são utilizados para calcularem a distância entre o utilizador e o que está a ser projetado.

Diferentes ilustrações sugerem que os sensores podem ser colocados em diferentes localizações. Por exemplo, podem estar colocados debaixo das molduras, ou debaixo do próprio ecrã. Deste modo a Sony pode criar um verdadeiro ecrã sem molduras que vai garantir uma experiência imersiva.

Para além de projetar conteúdos 3D holográficos, também pode funcionar como um ecrã convencional para mostrar conteúdos 2D.

Apesar de isto ainda não ter sido confirmado, até pode ser possível uma pessoa ver conteúdos 2D, enquanto outra vê conteúdos 3D. Isto já na PS5 ou noutra consola qualquer.

O mais importante é que este sistema vai ser compatível com a PlayStation e eventualmente com a PlayStation 5. No entanto, há algo que importa referir. É que a patente também menciona compatibilidade com a XBOX e a Switch. Ou seja, o novo sistema pode não estar limitado à consola da Sony.

Para já ainda não se sabe acerca da comercialização. O que se sabe, ou pelo menos, não é difícil adivinhar é que terá um preço muito elevado. É que estamos a falar de algo realmente inovador e que poderá mudar para sempre a experiência de jogo.

Considerando que a patente foi submetida há dois anos, a Sony já pode ter o produto finalizado. Para além disso, este fabricante tem muita experiência neste campo. Já em 2009 apresentou ao mundo um protótipo de um ecrã holográfico a 360.

Estamos ansiosos para ver se será já na PS5!

Leia também:

A PlayStation 5 vai ter um assistente virtual revolucionário!

A Sony acabou de fazer um autêntico all-in no PlayStation Now!

Fonte


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.