(Mini-Review) Galaxy Watch Active 2: Antes era bom, agora é ótimo! – O mundo Android não tem nada equivalente ao Apple Watch, que é inegavelmente o ‘Gold Standard’ dos relógios inteligentes. No entanto, temos de dizer que os produtos que mais se têm aproximado deste nível são sem grande dúvida os relógios Tizen da Samsung, primeiramente com a gama Gear e mais recentemente com os Galaxy Watch/Watch Active.

Pois bem, caso não saiba, o primeiro Galaxy Watch Active foi lançado em Fevereiro de 2019 lado a lado com o Galaxy S10, servindo quase como uma alternativa mais fitness e mais barata do super premium Galaxy Watch.



No entanto, parece que a Samsung não ficou satisfeita com este produto… Por isso, decidiu lançar o Galaxy Watch Active 2 nem 6 meses depois, com várias atualizações, e um design bastante mais bem pensado e por isso mais apelativo para o consumidor.

Aliás, tive a oportunidade de utilizar o primeiro Active durante alguns dias, e para dizer a verdade, não achei muita piada à coisa. Curiosamente, também tenho o Galaxy Watch de 46mm na minha posse. Ora vejam os dois lado a lado.

Mas continuando na gama ‘Active’, tenho de dizer que na primeira geração deste relógio as margens eram incrivelmente grandes. Infelizmente, o tamanho não fazia sentido algum, e como se isto não fosse suficiente, a margem rotativa que podemos encontrar no relógio da imagem em cima tinha ficado na gaveta… O que obrigava os utilizadores a utilizar o Sistema Operativo Tizen com os afamados gestos que toda a gente odeia no Wear OS, algo que em boa verdade não me parece ter sido a melhor ideia de sempre da Samsung.

Pois bem, o Galaxy Watch Active 2 corrige muitas das falhas do primeiro modelo. Aliás, pode muito bem ser o melhor smartwatch que o dinheiro pode comprar, caso tenha um smartphone Android no bolso.

Samsung Galaxy Watch Active 2: O que antes era bom, agora é ótimo!

Design e Ecrã

À primeira vista, tudo parece muito parecido ao primeiro modelo. Contudo, temos logo uma diferença no formato do botão lateral de cima, que é agora um pouco mais longo. Além disso, é também óbvio que o novo Active 2 é bastante mais bonito e robusto em comparação ao irmão mais velho.

Afinal de contas, estamos a falar de um relógio, num produto que além de funcional, tem de ser bonito!

Dito isto, temos novamente um corpo circular em que a margem rotativa voltou a ficar na gaveta… Contudo, desta vez não precisa de fazer gestos para um lado e para o outro!

A Samsung implementou uma margem rotativa sensível ao toque, que primeiro irá com toda a certeza estranhar, mas que após algumas horas irá adorar. (Funciona para qualquer um dos lados, tal e qual como a antiga margem rotativa. Oferecendo um feedback tátil simplesmente brutal)

Por fim, temos o ecrã Super AMOLED que apesar de ser exatamente o mesmo do primeiro modelo, graças ao seu tamanho parece agora mais vibrante aos nossos olhos. Por falar em tamanho, o Active 2 chega ao mercado com duas versões, uma de 40mm e outra de 44mm. Assim, enquanto o modelo de 44mm tem um ecrã de 1.4”, o modelo mais pequeno conta apenas com um ecrã de 1.2”. (Ambos com a resolução de 360 x 360)

Funcionalidades

O Samsung Galaxy Watch Active 2 está completamente apetrechado de funcionalidades. Afinal de contas, só no mundo do fitness temos 39 treinos pré-programados, em que 7 deles podem ser identificados de forma completamente automática.

Além disto, temos ainda GPS e monitorização de frequências cardíaca como é normal neste mercado… Contudo, algo que muita gente se esquece, é que temos um sensor ECG neste menino!

Portanto, apesar de ainda não estar ativo, é uma questão de tempo até que a Samsung lance a tão esperada atualização, para que todos nós possamos fazer eletrocardiogramas com um simples relógio.

Para completar o pacote, temos ainda um acelerómetro que é a base da funcionalidade de deteção de quedas. (Também ainda não está ativa) E ainda uma funcionalidade de monitorização de sono poderosíssima, que nem o Apple Watch tem no seu arsenal.


Nota do Redator – Tanto o ECG como o Fall Detection estão ainda em teste e à espera de aprovação para serem lançados de forma oficial pela Samsung.


Hardware e Qualidade de Construção

Já falámos do design, ecrã e funcionalidades do smartwatch… Agora, falta falar um pouco da base de tudo isto, a qualidade de construção e hardware que podemos encontrar debaixo de toda a estética.

Então, como SoC temos um Exynos 9110 de 1.15GHz, que tem ao lado 4GB de Armazenamento Interno bem como 1.5GB ou 768MB de RAM consoante a versão (LTE ou Bluetooth). Por falar em Bluetooth, temos acesso ao standard 5.0, o que é realmente muito bom tendo em conta que podemos fazer chamadas neste relógio.

Quanto à qualidade e robustez do produto, temos aqui um relógio à prova de água até 5ATM, com certificação contra quedas MIL-STD-810G, por isso é realmente um produto duro de roer.

Conclusão

Muito resumidamente, com estas primeiras 24 horas, é possível chegar à conclusão que temos aqui um relógio muito interessante, que pega no design do Active 1, mas que corrige muitos dos erros cometidos pela Samsung nesta primeira versão.

Resultando no lançamento de um produto realmente interessante e apelativo para o consumidor que quer um smartwatch realmente bom, rápido e bonito… Mas não necessariamente barato.

Por falar em barato, o nosso parceiro GlobalData tem agora o Active 2 em desconto graças à Black Friday, por isso, se estiver interessado dê uma vista de olhos aqui.

Entretanto, vamos continuar a testar o aparelho, para vos dar a review detalhada que merecem.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.