Toda a gente diz que as consolas de nova geração irão ser super poderosas, com hardware de nova geração, SSDs super rápidos, entre muitas outras coisas… Mas a verdade é que o nível de performance das atuais consolas (PlayStation 4 e Xbox One) já foi ultrapassado há muitos anos no mundo dos PCs.

Aliás, as consolas de nova geração vão ser no fundo um PC de alto desempenho, mascarado com uma caixa bonita, e um Sistema Operativo proprietário feito pela Microsoft ou Sony. (Curiosamente, o sistema operativo das consolas Xbox já é Windows!)

Dito tudo isto, a NVIDIA GeForce GTX 1080 é ainda hoje em dia considerada uma placa capaz de uma excelente performance. Sendo na altura do seu lançamento, um dos componentes mais desejados de sempre. (Hoje em dia, está mais ao nível da mais recente RTX 2060 ou RX 5600 XT)

Será que as consolas de nova geração vão chegar ao nível de performance da NVIDIA GTX 1080? E qual será a placa gráfica equivalente?\

Portanto, muito se tem dito acerca da performance da Xbox Series X e PlayStation 5. Mas como é que será que ambas as consolas se comportariam contra a ‘velhinha’ mas poderosa GTX 1080 da NVIDIA? E que placa gráfica já no mercado é equivalente à performance das novas consolas?

Pois bem, caso não saiba, tanto a Xbox Series X como a PS5 irão ser baseadas num APU AMD com um CPU com 8 núcleos Zen 2 (Ryzen 3000) e um GPU baseado na nova arquitetura gráfica Navi 2 de 7nm. Algo que deverá ser capaz de oferecer uns muito interessantes ~10 TFLOPs de performance computacional. (Existem algumas diferenças entre as duas consolas, mas segundo alguns estúdios,  a performance não deverá ser muito diferente.)



Assim, tendo em conta que a GTX 1080 da NVIDIA oferece qualquer coisa como ~9TFLOPs, podemos dizer que as novas consolas vão ultrapassar a velha rainha do mercado gráfico. Aliás, com jeitinho, quase que chegava ao nível da GTX 1080 Ti que é capaz de oferecer ~11 TFLOPs de performance.

As consolas de nova geração são equivalentes a que placa gráfica no mercado?

Podemos dizer que o GPU que a AMD irá fornecer às duas grandes rivais no mercado de consolas, irá ser bastante similar à Radeon RX 5700 XT. Uma placa gráfica de gama média alta, capaz de rivalizar com as RTX 2070 e RTX 2070 Super, a um preço relativamente mais baixo. (Placa gráfica capaz de oferecer excelente performance em 1440p, fazendo ainda algumas brincadeiras em 4K)

Contudo, não podemos fazer uma comparação direta devido ao facto do GPU integrado das novas consolas ser baseado numa evolução arquitetural, trazendo algumas tecnologias como o VRR e Ray Tracing para cima da mesa.

Conclusão

Em suma, as novas consolas não irão oferecer o último grito tecnológico do mercado, naquilo que o poderio gráfico diz respeito… E na verdade, não têm de o fazer!

Quanto custa um PC com uma RX 5700 XT, Ryzen 3700X e SSD PCIe 4.0? Provavelmente significativamente mais do que aquilo que a Sony e Microsoft estão a pensar pedir pelas suas consolas.

É por isso que as consolas vão ter sempre um espaço no mercado, ao oferecer potência, fiabilidade e facilidade, a um preço relativamente mais baixo em relação ao mundo dos PCs. (Além disso, não a tem de a montar em casa… Mas no meu caso, isso faz parte do jogo de comprar um novo PC!)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.