Os Xbox Series S e PlayStation 5 (PS5) são dois consoles da nova geração da Microsoft e Sony, respectivamente. Depois de meses de vazamentos, a Microsoft finalmente confirmou a existência do Series S, antes conhecido como “Lockhart”. Versão de entrada da nova geração dos Xbox, ele surge como uma alternativa mais em conta em relação ao Series X e possivelmente ao PS5, que ainda não teve seu preço revelado.

Por US$ 299 (R$ 1.590, em conversão direta e sem impostos), o novo videogame da Microsoft tem processador mais rápido do que o PlayStation 5 e promete jogos em até 1440p de resolução, enquanto o rival da Sony tem capacidade de rodar em 4K. No comparativo a seguir, veja a ficha técnica do Xbox Series S lado a lado com o PlayStation 5 e entenda suas principais diferenças.

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Design

O Xbox Series S tem um design minimalista e discreto, com o mesmo acabamento em branco que lembra o Xbox One S. O grande destaque do desenho é o fato de que se trata do menor Xbox já construído. A Microsoft afirma ainda que o console é 60% menor do que o Xbox Series X.

O design do PS5 vai por outro caminho. Maior, o console a Sony exibe linhas mais chamativas e tem LED que ilumina os contornos curvos da carcaça. Com acabamento predominantemente em branco, a explicação para o PlayStation 5 ser maior pode estar na necessidade de um sistema robusto de refrigeração.

CPU

O processador do Xbox Series S é o mesmo que equipa o Series X: um octa-core da AMD com velocidades de 3,8 GHz usando apenas os oito núcleos, ou de 3,66 GHz usando as 16 linhas de execução (threads) suportadas pela CPU. As threads do processador representam a quantidade de linhas de execução que o chip oferece. As 16 threads da CPU do Series S significam que o processador pode realizar 16 instruções ao mesmo tempo.

Do lado da Sony, o PS5 tem processador bem parecido. O console conta com um octa-core desenvolvido pela AMD e que também oferece a possibilidade de 16 linhas de execução. A característica diferente no PlayStation é a velocidade. Embora possa rodar em 3,5 GHz, a CPU do PS5 oferece um sistema de clock variável que oscila a velocidade do processador de acordo com a necessidade.

Como você pode ver, o processador do Series S é até mais rápido do que o usado pela Sony no PS5. Embora a diferença seja pequena, ela pode contribuir para que o Series S tenha uma capacidade maior de atualizar a tela, atingindo taxas de quadros por segundo mais estáveis.

GPU

O Series S é um console de entrada e tem performance gráfica inferior ao PS5. Enquanto espera-se que o PlayStation seja capaz de rodar jogos em 4K de forma nativa, o Series S oferece um hardware mais adequado para que os jogos sejam reproduzidos em Full HD (1920 x 1080 pixels) ou em Quad HD (2560 x 1440 pixels).

O processador gráfico (GPU) do Xbox Series S consiste em uma Radeon modificada com 20 unidades computacionais (algo como os “núcleos” da GPU, em que as instruções gráficas são processadas), e velocidade de 1,56 GHz. No fim das contas, essa placa gráfica deve entregar algo próximo a 4 TFLOPS (teraflops) de performance computacional bruta.

O PS5 também usa uma placa gráfica criada pela AMD. No caso do produto da Sony, são 36 unidades computacionais capazes de rodar a velocidades de até 2,23 GHz, algo que resulta em uma performance computacional máxima de 10,28 TFLOPS.

Descontadas essas diferenças em capacidade de processamento, espera-se que os dois consoles ofereçam recursos parecidos, como o suporte a efeitos de ray tracing, além de técnicas de upscaling. Essa abordagem permite que um jogo seja sintetizado a uma resolução mais baixa pelo console, mas apareça na tela a uma resolução

... maior. Também conhecidas como técnicas de reconstrução de imagem, o upscaling pode possibilitar que ambos os consoles produzam resultados superiores do que o poderio bruto do hardware pode sugerir à primeira vista.

Memória

Os cenários são bem diferentes em termos de memória RAM. O Xbox tem menos memória, com um total de 10 GB de GDDR6 divididos em dois grupos: 8GB de alta velocidade e 2 GB de baixa. Além disso, a memória do Series S se comunica com o processador a velocidades de 224 GB/s para 8 GB e de 56 GB/s para os restantes 2 GB.

No PS5 são 16 GB de memória RAM tipo GDDR6 dos quais 13,5 GB ficam liberados para o uso em games. Segundo a Sony, todo esse total de memória troca informações com o processador do console a uma velocidade de até 448 GB/s (gigabytes por segundo).

Armazenamento

O console da Microsoft vem de fábrica com um SSD de 512 GB de capacidade. Assim como o Series X, o Xbox de entrada tem um slot para a instalação de um SSD removível que pode ter até 1 TB de espaço, mas precisa ser adquirido separadamente.

Assim como o irmão mais caro, o Series S traz os benefícios da tecnologia que a Microsoft chama de arquitetura Velocity. Isso significa loading de jogos na casa de segundos ou a alternância instantânea entre vários games deixados abertos em segundo plano.

O PS5, por outro lado, se sobressai em termos de armazenamento. O console da Sony usa um SSD customizado de 825 GB com velocidades de leitura de até 9 GB/s. Segundo a Microsoft, as velocidades de leitura do SSD do Series S podem chegar a até 4,8 GB/s.

No caso da Sony também é possível instalar um SSD adicional para aumentar a capacidade do console. O PS5 aceita SSDs NVMe comuns de PC, desde que homologados pela Sony para garantir níveis de performance comparáveis ao que o console exige.

Biblioteca de jogos

A Microsoft promete que todos os jogos do Series X terão versões compatíveis com o Series S. Segundo a empresa, o console de entrada é capaz de oferecer a mesma experiência do que o irmão maior, apenas com resoluções menores.

Além dos novos jogos para Xbox, o Series S também é naturalmente compatível com todo o catálogo do Xbox One, desde 2013 para cá. Somam-se ainda a todos esses jogos os títulos do programa de retrocompatibilidade da Microsoft, que oferece games lançados para o primeiro Xbox e para o Xbox 360.

Do lado da Sony, a biblioteca de jogos traz os lançamentos da nova geração para PS5, mas também é capaz de rodar games de PS4. Até o momento, não há nenhuma confirmação de que o novo PlayStation tenha suporte a jogos de PlayStation, PS2 e PS3.

Preço

A Microsoft já confirmou os valores de seus novos consoles. O Xbox Series S deve chegar ao mercado em novembro por US$ 299 no exterior (cerca de R$ 1.590, em conversão direta e sem impostos). Ainda não há informações confirmadas a respeito da política de preços para o mercado brasileiro. O Xbox Series X é mais poderoso e mais caro. A fabricante divulgou que o Xbox top de linha desembarca no mercado por US$ 499 (R$ 2.655).

Até o momento, a Sony não divulgou os preços do PS5. Os rumores mais recorrentes giram em torno de valores como US$ 399 (R$ 2.123) ou os mesmos US$ 499 do top de linha da Microsoft.

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