A Apple começou a colocar propagandas dentro do sistema do iPhone e do iPad, repetindo uma tática muito usada – e criticada – pela Xiaomi. A gigante da tecnologia passou a mostrar um anúncio de serviços pagos da companhia como o Apple Arcade, Apple TV Plus e Apple Care Plus nos ajustes dos aparelhos.

Diferentemente da rival chinesa, que faz publicidade de aplicativos de terceiros, a Apple anuncia somente serviços próprios. A mudança foi percebida e divulgada no Twitter de Tom Warren, editor do site americano The Verge. Por ora ainda não há registro de uso da mesma estratégia em iPhones no Brasil, ajustados para o português.

A Apple adotou o mesmo mecanismo que foi alvo de críticas na Xiaomi. A empresa iniciou a prática de divulgar anúncios após uma a atualização do Android. Os usuários recebiam recomendações de aplicativos parceiros na tela, mesmo quando a opção das sugestões estava desativada. Porém, a prática não se limitou somente à gigante chinesa, já que a Samsung também aderiu à exibição de publicidade.

Essa não é a primeira vez que a Apple se envolve em controvérsias com propagandas nos dispositivos móveis. Em julho de 2019, a polêmica era em torno da acusação de que a empresa presidida por Tim Cook favorecia os próprios aplicativos ao deixá-los numa posição de maior destaque em comparação com concorrentes mais bem avaliados.

Cerca de 60% das categorias de aplicativos na App Store destacavam produtos da Apple, mesmo quando outros serviços apresentavam mais benefícios. Nomes como Spotify e Rakuten também entraram na briga que acusava a Apple de favorecimento dos próprios produtos.

Na época, a empresa da maçã negou qualquer tipo de manipulação nas classificações dos resultados de pesquisa. Em comunicado oficial, a fabricante justificou que o mecanismo utilizado combina nomes, dados de comportamento e outros 40 recursos que resultam em uma sugestão personalizada para os resultados.

A Apple investiu em um recurso que pode sugerir aplicativos de terceiros aos usuários iOS que estão configurando os dispositivos pela primeira vez. Observad

... o pela primeira vez em uma versão beta do iOS 14, a mudança no mecanismo pode ser implementada efetivamente nos aparelhos em breve.

Com informações de Gizmochina e The Verge

Cinco fatos sobre o iPhone 12


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.