O desconforto que algumas pessoas sentem ao usar headsets de realidade virtual está sendo resolvido por um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em parceria com a Nvidia. Eles desenvolvem um novo tipo de headset, baseado em um sistema que cria imagens tridimensionais semelhantes a hologramas em cada lente, gerando experiências de uso mais satisfatórias.
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A nova tecnologia pretende criar óculos que apliquem a noção de campos de luz para funcionar, deixando de lado a simulação tridimensional convencional, a que estamos acostumados. Nesse novo modelo, cada imagem oferece mais pontos de referência focal, com mais detalhes de profundidade e uma variação nos pontos focais de cada elemento exibido pelo headset.
O headset foi desenvolvido com um conjunto de duas telas de LCD para cada lente, uma sobre a outra, com um pequeno espaçamento entre elas. A interação entre as duas telas é o que constrói a imagem tridimensional complexa, capaz de iludir o cérebro e evitar o cansaço e o enjoo depois de uso prolongado.
Mais interessante na pesquisa é que todo o projeto foi limitado a usar componentes eletrônicos que podem ser comprados no mercado por praticamente qualquer um, especialmente com financiamento de uma grande corporação, como a NVIDIA. Isso indica que essa tecnologia é viável do ponto de vista financeiro e uma derivação desse estudo pode chegar ao consumidor em pouco tempo.
O vídeo abaixo mostra a tecnologia em funcionamento:
Por que sentimos enjoo depois de algum tempo usando um headset de realidade virtual?
Isso é importante porque nossos olhos percebem o mundo à nossa volta capturando pequenas variações de perspectiva do que está no nosso campo visual. As variações dos movimentos constantes da pupila são corrigidas pelo cérebro, dando a sensação de final de profundidade, característica à nossa noção de espaços tridimensionais.
Num headset de realidade virtual convencional, isso não é possível. Nossos olhos acabam sendo forçados a perceber uma simulação de profundidade de uma imagem que não oferece essas variações de perspectiva, e o cérebro acaba tendo dificuldade em combinar as imagens captadas pelo olho em diferentes posições, já que a perspectiva é sempre a mesma.
A sensação de enjoo e desconforto depois do uso de um headset de realidade virtual está vinculada à forma pela qual nosso cérebro interpreta estímulos visuais em conjunto com outros estímulos físicos. Basicamente, esse tipo de enjoo é causado pela mesma razão pela qual algumas pessoas podem sentir-se mal ao tentar ler um livro durante um passeio de ônibus, ou carro. Como o seu olhar está fixo em alguma coisa durante um tempo, e o corpo continua sentido as irregularidades do pavimento, o cérebro entra em conflito para filtrar as duas informações conflitantes, e o resultado é o enjoo.
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