O Java Runtime é um plugin ainda obrigatório para rodar alguns programas, como o da Receita Federal, e várias outras aplicações na Internet, por exemplo os sites de bancos. Por isso, é importante manter o bom funcionamento da ferramenta no computador, inclusive nas máquinas com Ubuntu (Linux).
Plugin Java não funciona no Firefox? Veja o que fazer
No sistema operacional de código aberto, o Java pode ser instalado facilmente, mas, para usar no navegador, é preciso realizar uma ativação manual. Confira a seguir como ativá-lo no Chrome (ou Chromium) e no Firefox em seu computador com qualquer distribuição do Linux.
Aprenda a ativar o plugin web do Java no Chrome e Firefox do Linux (Foto: Reprodução/Paulo Alves)No Google Chrome
Passo 1. Instale o Java no Linux e feche o navegador;
Passo 2. Abra o Terminal e obtenha acesso root. Você terá que digitar sua senha para habilitar o usuário root. Conforme a imagem abaixo, use o seguinte comando:
Sudo -s
Habilite acesso root (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Passo 3. Em seguida, crie o diretório para instalar o plugin web do Java e digite:
mkdir -p /opt/google/chrome/plug-ins
Crie uma pasta para o plugin no Chrome (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Passo 4. Acesse o diretório recém-criado com o comando:
cd /opt/google/chrome/plug-ins
Navegue até o diretório de plugins do Chrome (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Passo 5. Crie um link simbólico do plugin dentro da pasta, digite:
ln -s /usr/local/java/jre1.7.0/lib/amd64/libnpjp2.so
Crie o link do Java para Linux no Chrome (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Passo 6. Abra o Google Chrome e use o Java.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
No Mozilla Firefox
Passo 1. Instale o Java no Linux e feche o navegador;
Passo 2. Abra o Terminal e obtenha acesso root. Você terá que digitar sua senha para habilitar o usuário root. Use o seguinte comando:
sudo -s
Ative o usuário root no Linux (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Passo 3. Em seguida, crie o diretório para instalar o plugin web do Java no Firefox por meio do comando:
mkdir -p /usr/lib/firefox-addons/plug-ins
Crie uma pasta para o plugin no Firefox (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Passo 4. Acesse o diretório recém-criado do Firefox:
cd /usr/lib/firefox-addons/plug-ins
Acesse a pasta de plugins do Firefox (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Passo 5. Crie um link simbólico do plugin dentro da pasta do Firefox com o comando:
ln -s /usr/local/java/jre1.7.0/lib/amd64/libnpjp2.so
Crie o link do plugin no Firefox (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Passo 6. Abra o Firefox e use o Java normalmente.
O procedimento vale para as versões 7.0 e 8.0 e variantes do Java para Linux, e funciona em versões 32-bits ou 64-bits do programa da Oracle.
Vocês usam Linux? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
Apple pode deixar seus fones ideais para quem corre ou anda na rua Ruídos no Notebook? Veja as possíveis causas e como solucionar o problema Lista traz os jogos mais polêmicos do PSOne Facebook Messenger: como criar atalhos para chats no Android? Como saber quais são todos os programas instalados no Windows Como usar um GIF na foto de perfil do Snapchat TikTok Awards Brasil 2020: como votar no seu tiktoker favorito Golpe do Bolsa Família se espalha no WhatsApp: 600 mil brasileiros afetados Como baixar e instalar Need for Speed para jogar no PS4 e Xbox One DJI Tello: veja prós e contras antes de comprar o drone portátil e barato The Sims Mobile: como fazer dinheiro rápido no jogo Lista relembra games de luta que desapareceram com o tempo Final Fantasy 7 Remake e jogo dos Vingadores são adiados pela Square Enix 'Não consigo dormir': conheça 5 apps que te ajudam a pegar no sono Rainbow Six: como se inscrever no campeonato Copa PlayStation pela FACEIT Copa Nobru de Free Fire: veja cronograma, times e como assistir ao vivo Mundial de PUBG 2019 dará prêmio de mais de R$ 8 milhões; entenda sistema 5G vem aí e o Brasil pode ser um dos líderes do projeto mundial; entenda Como usar o celular Android como câmera remota Neurônio artificial criado pela IBM pode dar 'cérebro' aos computadores

