Programação de computador soa como uma coisa complicada, algo para poucos. Ou não? Nos últimos anos, ganha popularidade a crença de que a programação deve ser ensinada para as crianças nas escolas, do mesmo modo que é ensinada a matemática e a escrita. Movimentos internacionais como a Hora do Código (Hour of Code) e personalidades como Barack Obama, Mark Zuckerberg e Bill Gates promovem a causa, e diversas instituições de ensino no Brasil e no mundo – inclusive da rede pública – já oferecem esse conhecimento aos seus alunos. O TechTudo conversou com convidados e palestrantes do 17° Fórum Internacional Software Livre (FISL) – evento de tecnologia livre que ocorre de 13 a 16 de junho em Porto Alegre – para saber mais sobre essa tendência na educação dos alunos.
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Pensamento computacional
Programar significa planejar, organizar uma programação. O ensino nada mais é do que o ensino do pensamento lógico aplicado a um determinado fim. Apoiadores da programação para crianças apontam que o ensino desenvolve a habilidade de resolver problemas, dentro e fora do computador.
“Acho que é uma nova maneira de ler e escrever”, opina Marcela Santos, professora do SENAC e especialista no ensino de robótica para crianças. “Eu digo para as crianças que eu estou dando superpoderes a elas”, conta.
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Um dos superpoderes que vem junto com o aprendizado da programação é o chamado pensamento computacional. Segundo Marcela, isso significa aprender a resolver problemas como um computador faria, quebrando-os em pequenas etapas, uma linha por vez.
“Por exemplo, para organizar uma festa, eu não faço tudo de uma vez, eu quebro em pequenas tarefas. Primeiro eu cuido disso, depois daquilo. Isso é pensamento computacional”, explica.
Do mesmo modo, para programar um semáforo, precisamos ensinar uma cadeia lógica de regras ao computador.
“A primeira coisa que eu tenho que fazer é ligar a luz verde. Se nada acontecer, o semáforo ficará verde. Se o pedestre apertar o botão, fica vermelho durante um tempo, enquanto o pedestre atravessa”, explica. Com apenas essas duas instruções (“se nada acontece = verde”, “quando botão pressionado = vermelho por x segundos”) temos um código de programação.
Começando cedo
Como os princípios da programação são os mesmos do raciocínio lógico, eles não exigem grandes conhecimentos em matemática ou engenharia. Por isso, podem ser aprendidos por qualquer um desde o clico básico. Até mesmo por crianças de apenas três anos.
Isso não quer dizer, entretanto, que crianças que nem aprenderam a contar agora estão programando aplicativos para smartphones e tablets. Estamos falando dos princípios básicos, da linguagem por trás da programação. Às vezes, isso nem precisa de computador. O primeiro contato dos alunos do instrutor de robótica Eloir Rockenbach com a programação são jogos de lógica feitos de madeira, do tempo em que nem existiam computadores. Usando, as crianças aprendem, no tato, como as coisas se encaixam.
O próximo passo é apresentar às crianças o Jabuti, tecnologia livre desenvolvida por Eloir para o ensino da programação. Trata-se de um carrinho circular controlado por meio de um programa de computador. Para movimentá-lo, a criança deve montar um programa de atividade: andar pra frente, girar para a esquerda, andar mais uma vez. Apenas depois de inserir todas as instruções, a criança aperta o botão e confere se a programação corresponde ao movimento que ela havia imaginado para mover o Jabuti.
“Fizemos vários módulos de software para fazer com que qualquer pessoa entenda como programá-lo”, explica Eloir. “A criança se apropria da lógica de progra
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